quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tronco Encefálico

Introdução
O tronco encefálico está localizado entre o diencéfalo e a medula. É constituído por corpos de neurônios que juntos formam núcleos e por fibras nervosas que juntas formam tractos ou fascículos. Além disso, dos 12 pares de nervos cranianos 10 fazem conexão com o tronco encefálico. O tronco encefálico se divide em:
   • bulbo: estrutura mais caudal
   • mesencéfalo: estrutura mais cranial
   • ponte: estrutura entre as outras duas partes
Bulbo
O bulbo ou  medula oblonga delimita-se com a medula na altura do forame magno e com a ponte no chamado sulco bulbo-pontino.
Sua superfície é percorrida por sulcos. A fissura mediana anterior termina cranialmente em uma depressão chamada de forame cego. Em cada lado da fissura mediana anterior existe uma eminência alongada que recebe o nome de pirâmide, composta por um feixe de fibras descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula (tracto córtico piramidal ou tracto piramidal).
A decussação das pirâmides são as fibras do tracto piramidal que cruzam obliquamente o plano mediano, obliterando a fissura mediana anterior.
A oliva é uma eminência oval na área lateral do bulbo formada por uma grande massa cinzenta - núcleo olivar inferior - abaixo de sua superfície.
O sulco mediano lateral da medula termina à meia altura do bulbo quando se abre para delimitar lateralmente o IV ventrículo sendo que este é formado a partir da abertura do canal central medular.
Nomes importantes, a saber - tubérculo do núcleo grácil e cuneiforme e pedúnculo cerebelar inferior (ou corpo restiforme).
Bulbo - Vista Anterior
Bulbo - Vista Posterior
Ponte
A ponte repousa sobre a parte basilar do osso occipital e dorso da sela túrcica do osso esfenóide. Ventralmente apresenta estriações transversais que se juntarão lateralmente para formar o pedúnculo cerebelar médio (ou braço da ponte) sendo que sua delimitação com a ponte será o nervo trigêmio.
Na superfície ventral da ponte corre longitudinalmente o sulco basilar que é ocupado pela artéria basilar.
Na parte ventral é o sulco bulbo-pontino (VI, VII e VIII) que separa a ponte do bulbo, enquanto que dorsalmente não há delimitação entre as estruturas citadas sendo que ambas formam o assoalho do IV ventrículo.
Ponte - Vista Anterior
Quarto ventrículo
Situação e comunicações:
   • parte caudal - continua com canal central do bulbo
   • parte cranial - continua com aqueduto cerebral que faz a comunicação da IV com o III ventrículo.
Há um prolongamento lateral do ventrículo que recebe o nome de recesso lateral, situado na região dorsal do pedúnculo cerebelar inferior e que se comunica com o espaço subaracnóideo. Existe outra cavidade na porção mediana na região caudal que também deve ser considerada.
É através destas cavidades (mediana e lateral) que o líquor passa para o espaço subaracnóideo.
                Assoalho do IV ventrículo
O assoalho do IV ou fossa rombóide é formado pelam parte dorsal da ponte e porção aberta do bulbo. Existem muitas estruturas particulares.
                Tecto do IV ventrículo
   • véu medular superior - é uma fina lâmina branca entre os dois pedúnculos cerebelares superiores
   • tela corióide - formada pela união do epitélio ependimário (internamente) e a pia-máter (externamente). Emite projeções muito vascularizadas que se invaginam na cavidade do IV ventrículo e que formarão o plexo corióide do IV ventrículo, responsável pela produção de líquor.
Mesencéfalo
Limites e divisões: localiza-se entre o diencéfalo e a ponte, sendo atravessado pelo aqueduto cerebral. Dorsalmente ao aqueduto está o tecto do mesencéfalo e ventralmente existem 2 pedúnculos cerebrais que se dividem em 2 partes:
   • parte dorsal: tegmento/celular
   • parte ventral: base do pedúnculo/fibras longitudinais.
Essas partes são separadas por uma área escura chamada de substância negra (neurônios com melanina)
O mesencéfalo é constituído de dois 2 sulcos - sulco lateral do mesencéfalo e sulco medial do pedúnculo cerebral (III), que marcam a separação entre a base e o tegmento.
               Tecto do mesencéfalo
Na parte dorsal contém 2 colículos superiores e 2 inferiores (IV par craniano - único dos pares de nervos cranianos que emerge dorsalmente, mas que posteriormente contorna o mesencéfalo para surgir ventralmente entre a ponte e o mesencéfalo), formando os corpos quadrigêmeos.
O corpo pineal localiza-se acima dos colículos superiores. Os colículos se comunicam através de fibras nervosas com uma eminência oval do diencéfalo chamada corpo geniculado, os inferiores com o medial e os superiores com o lateral.
Mesencéfalo- Vista Póstero-lateral
                Pedúnculos cerebrais
Os pedúnculos cerebrais são estruturas que limitam a fossa interpeduncular, sendo esta última delimitada anteriormente pelos corpos mamilares (pertencem ao diencéfalo).

Referências Bibliográficas
1. Machado, A; Neuroanatomia Funcional; 2ed, editora Atheneu, 2000.
2. Martin, JH; Neuroanatomia: Texto e atlas; 2ed, Porto Alegre; Ed. Artes Médicas, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário