quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sistema Nervoso

Conceito: 
Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo, e permite ao organismo a possibilidade de sentir o meio ambiente, sendo capaz de interpretar e desencadear respostas adequadas a estes estímulos.

Componentes do SN:
1.       Neurônios: é a unidade funcional do sistema nervoso, se conectam entre si ou com células efetuadoras (células musculares e secretoras), usando um potencial elétrico. Eles processam e armazenam informações. A maioria dos neurônios possuem 3 regiões responsáveis por funções especializadas:
·         Corpo celular – contém núcleo e citoplasma. É o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais, pela degradação e renovação de constituintes celulares.
·         Dendritos – Geralmente curtos e ramificam-se profusamente. São especializados em receber estímulos.
·         Axônio – Prolongamento longo e fino, de comprimento variável. É capaz de gerar alteração no potencial da membrana denominada potencial de ação.
2.       Glia: Suporte estrutural e metabólico.
3.       Micróglia: Responde às agressões do Sistema Nervoso.
4.       Oligodendrócitos: Suporte estrutural (bainha de mielina do SNC)
5.       Células de Schwann: Suporte estrutural (bainha de mielina do SNP)
6.       Astrócitos: Suporte estrutural e metabólico
7.       Células Ependimárias: Revestem as cavidades que contém líquor.

Origem do Sistema Nervoso:
Dos três folhetos embrionários é o ectoderma aquele que dará origem ao sistema nervoso. O primeiro indício da formação é um espessamento do ectoderma, situado acima da notocorda, formando a placa neural. A placa neural cresce progressivamente, tornando-se mais espessa e adquire um sulco longitudinal chamado sulco neural que se aprofunda para formar a goteira neural. Os lábios da goteira neural se fundem para formar o tubo neural. O ectoderma não diferenciado, então, se fecha sobre o tubo neural, isolando-o assim do meio externo. No ponto em que este ectoderma encontra os lábios da goteira neural, desenvolvem-se células que formam de cada lado uma lamina longitudinal denominada crista neural. Assim, o tubo neural dá origem a elementos do sistema nervoso central, enquanto a crista dá origem a elementos do sistema nervoso periférico.


Flexuras:  
A primeira flexura a aparecer é a flexura cefálica, que surge na região entre o mesencéfalo e o prosencéfalo. Logo surge, entre a medula primitiva e o arquencéfalo, uma segunda flexura, denomina flexura cervical. Ela é determinada por uma flexão ventral de toda a cabeça do embrião na região do futuro pescoço. Finalmente aparece uma terceira flexura, de direção contraria as duas primeiras, no ponto de união entre o meta e o mielencéfalo: a flexura pontina. Com o desenvolvimento, as duas flexuras caudais se desfazem e praticamente desaparecem. Entretanto, a flexura cefálica permanece, determinando, no encéfalo do homem adulto, um ângulo entre o cérebro, derivado do prosencéfalo, e o resto do neuro-eixo.

Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios anatômicos:


Divisão do Sistema nervoso  com base em critérios funcionais:

 Referências: 
- Martin, J.H., Neuroanatomia: Texto e atlas. 2.ed - Porto Alegre; Ed. Artes Médicas,1998.
- Machado, A.B.M., Neuroanatomia Funcional. 2.ed - São Paulo; Ed. Atheneu,2000.
- Dangelo e Fatini, Anatomia Humana Básica. 2.ed - Ed. Atheneu.

O nosso próximo post será sobre o sistema nervoso central! Até logo pessoal e bons estudos!!

Um comentário:

  1. Olaaa tudo bem..
    Sou estudante de Fisioterapia e amo essa profição!
    Gostei muito desse blog e tem muita coisa interessante aqui e coisas que estou aprendendo..
    parabéns por essa iniciativa de montar um blog assim...
    abraços!!

    ResponderExcluir