segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sistema Urinário

O sistema urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina.  Este sistema pode ser dividido em órgãos secretores, que produzem a urina, e órgãos excretores que são encarregados por processar a drenagem da urina para fora do corpo. Os órgãos secretores são formados por dois rins, enquanto os excretores são formados por dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

RIM
Órgão par, em formato comparável a um grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome, e sua coloração é vermelho-parda. Os rins estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar.
Na margem medial côncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal está anterior à artéria renal, que está anterior à pelve renal. O hilo renal é a entrada para um espaço dentro do rim. O seio renal, que é ocupado pela pelve renal, cálices, nervos, vasos sangüíneos e linfáticos e uma variável quantidade de gordura.  
Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades:
Faces - Anterior e Posterior. As duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana.
Bordas - Medial (côncava) e Lateral (convexa).
Extremidades - Superior (Glândula Supra-Renal) e Inferior (a nível de L3).
Anatomia Interna dos Rins
Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal e uma área marron-avermelhada profunda, denominada medula renal. A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamada papila renal, aponta para o hilo do rim. As partes do córtex renal que se estendem entre as pirâmides renais são chamadas colunas renais.
Os ductos drenam para estruturas chamadas cálices renais menor e maior. Cada rim tem 8-18 cálices menores e 2-3 cálices maiores. O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, até a bexiga urinária. O hilo renal se expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.
Néfrons
O néfron é a unidade anátomo-fisiológica do rim, ou seja, é onde a urina é produzida. A forma do néfron é peculiar, inconfundível, e admiravelmente adequada para a função de produzir urina. O néfron é formado por dois componentes principais:
1.       Corpúsculo Renal:
·         Cápsula Glomerular (de Bowman)
·         Glomérulo – rede de capilares sangüíneos enovelados dentro da cápsula glomerular.
2.       Túbulo Renal:
·         Túbulo contorcido proximal
·         Alça do Néfron (de Henle)
·         Túbulo contorcido distal
·         Túbulo coletor



Funções dos Rins
·         1. Regulação da composição iônica do sangue
·         2. Manutenção da osmolaridade do sangue
·         3. Regulação do volume sangüíneo
·         4. Regulação da pressão arterial
·         5. Regulação do pH do sangue
·         6. Liberação de hormônios
·         7. Regulação do nível de glicose no sangue
·         8. Excreção de resíduos e substâncias estranhas

URETER
São dois tubos que transportam a urina dos rins até a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim, e tem a forma de um grande funil dobrado para baixo, cujo bico continua com o ureter. Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pelvina, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.


BEXIGA URINÁRIA
A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. É um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero. Quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área. A saída da bexiga urinária contém o músculo esfíncter chamada esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Inferiormente ao músculo esfíncter, envolvendo a parte superior da uretra, está o esfíncter externo, que controlado voluntariamente, permitindo a resistência à necessidade de urinar. A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.


URETRA
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra.
Uretra masculina - A uretra masculina estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis. Apresenta dupla curvatura no estado comum de relaxamento do pênis. É dividida em três porções: a prostática, a membranácea e a esponjosa, cujas as estruturas e relações são essencialmente diferentes. Na uretra masculina existe uma abertura diminuta em forma de fenda, um ducto ejaculatório.


Uretra feminina - É um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externa no vestíbulo. Está colocada dorsalmente à sínfise púbica, incluída na parede anterior da vagina, e de direção oblíqua para baixo e para frente; é levemente curva, com a concavidade dirigida para frente. Seu diâmetro, quando não dilatada, é de cerca de 6mm. Seu orifício externo fica imediatamente na frente da abertura vaginal e cerca de 2,5cm dorsalmente à glande do clitóris. Muitas e pequenas glândulas uretrais abrem-se na uretra. As maiores destas são as glândulas parauretrais, cujos ductos desembocam exatamente dentro do óstio uretral. 

      
As uretras masculinas e a femininas se diferem em seu trajeto. Na mulher, a uretra é curta (3,8cm) e faz parte exclusivamente do sistema urinário. Seu óstio externo localiza-se anteriormente à vagina e entre os lábios menores. Já no homem, a uretra faz parte dos sistemas urinário e reprodutor. Medindo cerca de 20cm, é muito mais longa que a uretra feminina. Quando a uretra masculina deixa a bexiga, ela passa através da próstata e se estende ao longo do comprimento do pênis. Assim, a uretra masculina atua com duas finalidades: conduz a urina e o esperma.

Referências:
- Dangelo e Fatini, Anatomia Humana Básica, 2ed. - Ed. Atheneu.


Um comentário: