terça-feira, 24 de maio de 2011

Telencéfalo

Compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo. Os dois hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Cada hemisfério possui três pólos: frontal, occipital e temporal; e três faces: súpero-lateral (convexa); medial (plana); e inferior ou base do cérebro (irregular).
Sulcos, Giros, Fissuras e Lobos do cérebro:
A superfície do cérebro apresenta várias saliências arredondadas denominadas circunvoluções ou giros. Separando os giros existem depressões. As depressões profundas são denominadas Fissuras. As mais rasas, sulcos.
Todavia, os locais de determinadas fissuras e sulcos são constantes o suficiente para servirem de pontos de referência através dos quais cada hemisfério pode ser dividido em lobos: frontal, parietal, temporal e occipital.
Fissura Longitudinal do cérebro: É uma depressão profunda que se estende até o corpo caloso, na região central do cérebro. Ela se dirige anterior e posteriormente, dividindo o cérebro em hemisférico direito e esquerdo. Cada hemisfério é posteriormente dividido em um lobo frontal e um lobo parietal. Dois giros se situam paralelamente ao sulco central: um anterior a ele, o giro pré-central, e outro posterior, o giro pós-central. 
Área Motora Primária: Esta localizada no giro pré-central do lobo frontal, anteriormente ao sulco central. Uma vez que os neurônios nesse giro controlam as contrações conscientes e voluntárias. Originando-se no giro pré-central existem fibras nervosas motoras denominadas trato piramidal.
Área Sensitiva Primária: Localizada posteriormente ao sulco central no giro pós-central do lobo parietal. Nesta área encontram-se as terminações das vias sensitivas que transportam informações de sensibilidade geral relativas à temperatura, tato, pressão, dor e etc.  
Áreas dos Sentidos Especiais: A área visual primária está localizada na porção posterior do lobo occipital. Situada ao longo da margem superior do lobo temporal, está a área auditiva primária. A área referente ao sentido do olfato, a área olfatória primária, se localiza sobre a superfície medial do lobo temporal. A área gustativa primária está localizada no lobo parietal, próxima a parte mais inferior do giro pós-central.
Núcleos da Base:
Localizados profundamente no interior de cada hemisfério cerebral existem várias massas de substâncias cinzentas e brancas. Proporciona um meio pelo qual os movimentos musculares podem ser precisamente controlados. Desarranjos nos núcleos resultam em contrações involuntárias associados com o mal de Parkinson. É composto pelos núcleos: caudado, lentiforme (putâmen e globo pálido) e accumbens.

Referências: 
- Martin, J.H., Neuroanatomia: Texto e atlas. 2.ed - Porto Alegre; Ed. Artes Médicas,1998.
- Machado, A.B.M., Neuroanatomia Funcional. 2.ed - São Paulo; Ed. Atheneu,2000.
- Dangelo e Fatini, Anatomia Humana Básica. 2.ed - Ed. Atheneu.

Um comentário: